Confessions d’un malandrin traducción al Portugués

Angelo Branduardi

Traducir a

Estou atravessando suas aldeias com os cabelos despenteados.
A cabeça como se estivesse em chamas, iluminada por um farol.
Aos ventos calmos, canto sobre as tempestades.
Aos campos arados à noite, às praias

As árvores veem a lâmina do meu rosto.
Onde a mancha dos insultos escorrega
Conto ao vento a história do meu cabelo.
Quem me veste e me tranquiliza

Vejo novamente o lago, o mesmo da minha infância.
Onde os juncos e todos os musgos dançam
E toda a minha família que não teve tanta sorte.
Ter um filho sem esperança

Mas eles me amam como amam a Terra.
Ingratos por seu sofrimento e sua miséria
Se alguém me difamasse com acusações
Eles mostravam a ponta de suas picaretas.

Camponeses pobres, meu pai e minha mãe.
Preso à lama desta terra
Temendo os senhores e sua ira
Pobres pais que nem sequer têm orgulho.

Ter um filho poeta que vagueia por aí.
O tema de conversa entre reis e rainhas
Quem usa sapatos de verniz discretos?
Ferimentos em seus pés largos e em sua coragem

Mas elas sobrevivem em mim como a luz.
Os truques de um bandido de classe baixa
Em frente à placa de um açougue rural.
Estou pensando nos cavalos mortos, meus camaradas.

E se eu vir um táxi arrastando
Ela surge de um passado que o tempo destruiu.
Ainda consigo me imaginar no casamento no campo.
Entre a carne queimada das mulheres camponesas

Ainda amo minha terra, embora ela esteja afligida.
De tropas mesquinhas e cruéis
É o guincho sujo dos porcos que eu prefiro.
A todos os discursos que me deixam indiferente

Estou farto da infância e dos sorrisos.
Novos crepúsculos se passaram sem uma palavra.
Acho que consigo ver as árvores se estendendo.
Para aquecer e depois adormecer.

No ninho que esconde a ninhada recém-nascida
Vou lá e colocarei minha mão, agora branca.
Mas o esforço será sempre o mesmo.
E tão difícil quanto, o velho Bark

E você, o cachorro grandão dos meus passeios.
Rouco, cego e muito doente
Você se vira com o rabo entre as pernas na casa da fazenda.
Sem saber quem entra ou quem te tranca lá dentro.

Ainda tenho memórias que sangram.
Roubo de pão no cultivo de alfafa
E você e eu comemos como dois irmãos.
Cão e criança dividindo o espaço

Continuo o mesmo
Sangue, desejos, os mesmos ódios.
Neste tapete de palavras que se desdobra
Eu poderia entregar meu coração às suas galinhas.

Boa noite, foice da lua
Brilhando no trigo que te deixa moreno
Da minha janela, ladro palavras que amo.
Quando eu te vejo rente ao céu

A noite parece tão clara
Todos nós estaríamos dispostos a morrer por um pouco de diversão.
Não importa se minha mente divaga.
E que apontem o dedo para o meu ideal.

Um cavalo quase morto e dócil
Ao galope, sem pressa e sem mistério.
Aprendo como se estivesse com um mestre solitário.
Cantar todas as alegrias da terra

Da minha cabeça, como um cacho de uvas maduras
O vinho quente escorre dos meus cabelos.
Meu sangue em uma imensa vela pura
Quero escrever sobre os sonhos das noites futuras.

Desarrollado por musixmatch